OBJETIVO
Para realizar as entregas com mais agilidade e atender mais praças, a Sis Express – que antes se chamava Sis Moto Entregas –, passou a cadastrar, além dos motociclistas, entregadores que utilizavam carro, bicicleta e patinete. Surgiu, então, a necessidade de alterar o naming.
Nosso desafio era desenvolver um rebranding para marcar essa nova fase. Para isso, desenhamos um planejamento de ações que mostrava o que a empresa fazia e aumentava sua visibilidade no mercado. Além disso, outro objetivo era melhorar a comunicação com os entregadores e prestadores de serviços.
ESTRATÉGIA
Naming
O nome anterior, Sis Moto Entregas, não refletia o novo momento da marca, que não queria mais ser reconhecida como uma empresa que só faz entregas de moto. Por isso, propusemos uma atualização do naming que representasse e focasse a agilidade e rapidez que uma empresa de entregas precisa ter. v
O termo “moto entregas” foi substituído por Express para incluir todos os veículos disponíveis e representar que esse é um serviço para quem busca receber suas entregas dentro do prazo e em perfeitas condições. Além disso, o termo Express passa a mensagem de uma marca mais moderna, prática e dinâmica, diferente do nome anterior.
A escolha foi feita após um estudo de tendências e histórico de pesquisas dos usuários, que apontou um alto volume de buscas para o termo “Express”.
Para uma assinatura de rebranding é importante deixar a mensagem o mais clara possível, para que o novo posicionamento seja assimilado mais rapidamente. Portanto, para marcar esse momento de reposicionamento, criamos a assinatura
Entregas rápidas. Onde você estiver. É simples, direto e traduz exatamente o que a marca queria comunicar.
Key visual
O novo logotipo unificou a marca em um símbolo simples, porém muito importante, que demonstra a essência da empresa. Suas formas evidenciam que a Sis Express é prática e ágil e está em constante evolução.
Sendo assim, com a mudança de naming e logotipo, estruturamos um novo key visual que abrigava novas cores e formatos para imprimir modernidade, tecnologia e credibilidade à marca.
Brand voice
Para a criação do brand voice, o primeiro passo foi o estudo de público. A Sis Express foca em um público 35+, distribuído em duas categorias: prestadores de serviços (oferece ganhos atrativos para seus entregadores, preza pela segurança e tem como diferencial a captação de prestadores de serviços em diferentes modais) e contratantes (é uma marca parceira de seus clientes, que, através de sua agilidade e segmentação, possibilita que seus clientes aumentem suas vendas e consequentemente utilizem mais os serviços de entrega).
Pesquisas com público-alvo e reuniões de imersão com diferentes departamentos da marca contribuíram e serviram como base para as ações de desenvolvimento.
Entre os insights gerados, constatou-se que a Sis deveria se posicionar e se comunicar como uma marca: onipresente – o público sentia falta de gerar essa conexão independente do lugar em que esteja no Brasil; solucionadora – para o cliente, a única preocupação deve ser a de vender, pois a logística é de responsabilidade da Sis; proativa – uma marca que sempre está à frente do seu tempo, buscando soluções que seus cliente nem imaginam; especialista – toda a expertise no segmento de entregas rápidas, líder no segmento food delivery.
Após o diagnóstico, foi realizado um estudo de arquétipos (o cara comum e o explorador); definição de atributos da marca; estudo de persona Sis Express; perfil comportamental da marca (personalidade, hobbies, manias, marcas favoritas); como nos comunicamos e criação de linha e pilares editoriais.
Endomarketing
Visando desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, tanto no administrativo quanto no operacional, desenvolvemos uma estratégia de endomarketing para a Sis Express tendo como objetivos principais aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa; aumentar a produtividade dos colaboradores; alcançar metas e objetivos traçados em curto, médio e longo prazos; gerar love brand, de fato criar uma transformação no brand employer.
Focamos nossa estratégia no desenvolvimento do ambiente interno, proporcionando aos colaboradores melhorias contínuas em curto, médio e longo prazos, estabelecendo novas metas individuais e coletivas, com premiações por resultados atingidos, mostrando a eles o comprometimento da empresa não apenas com resultados, mas também com a evolução profissional e pessoal de cada colaborador.
Para que isso fosse alcançado, trabalhamos implementando uma macroação inicial seguindo 5 passos:
comunicação;
engajamento;
relacionamento;
objetivos e metas;
recompensa.
Para integrar todas essas frentes, sugerimos a criação de ações de comunicação para compartilhar com os colaboradores os novos valores da empresa; criação de manifesto da marca; kit onboarding; ações de relacionamento com o público interno, como caixa de sugestões e quadro de avisos; ações de valorização do profissional, como comemoração de aniversário de vida e de empresa, bonificação mensal e celebração mensal de resultados.
OBJETIVO
Para realizar as entregas com mais agilidade e atender mais praças, a Sis Express – que antes se chamava Sis Moto Entregas –, passou a cadastrar, além dos motociclistas, entregadores que utilizavam carro, bicicleta e patinete. Surgiu, então, a necessidade de alterar o naming.
Nosso desafio era desenvolver um rebranding para marcar essa nova fase. Para isso, desenhamos um planejamento de ações que mostrava o que a empresa fazia e aumentava sua visibilidade no mercado. Além disso, outro objetivo era melhorar a comunicação com os entregadores e prestadores de serviços.
ESTRATÉGIA
Naming
O nome anterior, Sis Moto Entregas, não refletia o novo momento da marca, que não queria mais ser reconhecida como uma empresa que só faz entregas de moto. Por isso, propusemos uma atualização do naming que representasse e focasse a agilidade e rapidez que uma empresa de entregas precisa ter. v
O termo “moto entregas” foi substituído por Express para incluir todos os veículos disponíveis e representar que esse é um serviço para quem busca receber suas entregas dentro do prazo e em perfeitas condições. Além disso, o termo Express passa a mensagem de uma marca mais moderna, prática e dinâmica, diferente do nome anterior.
A escolha foi feita após um estudo de tendências e histórico de pesquisas dos usuários, que apontou um alto volume de buscas para o termo “Express”.
Para uma assinatura de rebranding é importante deixar a mensagem o mais clara possível, para que o novo posicionamento seja assimilado mais rapidamente. Portanto, para marcar esse momento de reposicionamento, criamos a assinatura
Entregas rápidas. Onde você estiver. É simples, direto e traduz exatamente o que a marca queria comunicar.
Key visual
O novo logotipo unificou a marca em um símbolo simples, porém muito importante, que demonstra a essência da empresa. Suas formas evidenciam que a Sis Express é prática e ágil e está em constante evolução.
Sendo assim, com a mudança de naming e logotipo, estruturamos um novo key visual que abrigava novas cores e formatos para imprimir modernidade, tecnologia e credibilidade à marca.
Brand voice
Para a criação do brand voice, o primeiro passo foi o estudo de público. A Sis Express foca em um público 35+, distribuído em duas categorias: prestadores de serviços (oferece ganhos atrativos para seus entregadores, preza pela segurança e tem como diferencial a captação de prestadores de serviços em diferentes modais) e contratantes (é uma marca parceira de seus clientes, que, através de sua agilidade e segmentação, possibilita que seus clientes aumentem suas vendas e consequentemente utilizem mais os serviços de entrega).
Pesquisas com público-alvo e reuniões de imersão com diferentes departamentos da marca contribuíram e serviram como base para as ações de desenvolvimento.
Entre os insights gerados, constatou-se que a Sis deveria se posicionar e se comunicar como uma marca: onipresente – o público sentia falta de gerar essa conexão independente do lugar em que esteja no Brasil; solucionadora – para o cliente, a única preocupação deve ser a de vender, pois a logística é de responsabilidade da Sis; proativa – uma marca que sempre está à frente do seu tempo, buscando soluções que seus cliente nem imaginam; especialista – toda a expertise no segmento de entregas rápidas, líder no segmento food delivery.
Após o diagnóstico, foi realizado um estudo de arquétipos (o cara comum e o explorador); definição de atributos da marca; estudo de persona Sis Express; perfil comportamental da marca (personalidade, hobbies, manias, marcas favoritas); como nos comunicamos e criação de linha e pilares editoriais.
Endomarketing
Visando desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, tanto no administrativo quanto no operacional, desenvolvemos uma estratégia de endomarketing para a Sis Express tendo como objetivos principais aumentar o engajamento dos colaboradores com a empresa; aumentar a produtividade dos colaboradores; alcançar metas e objetivos traçados em curto, médio e longo prazos; gerar love brand, de fato criar uma transformação no brand employer.
Focamos nossa estratégia no desenvolvimento do ambiente interno, proporcionando aos colaboradores melhorias contínuas em curto, médio e longo prazos, estabelecendo novas metas individuais e coletivas, com premiações por resultados atingidos, mostrando a eles o comprometimento da empresa não apenas com resultados, mas também com a evolução profissional e pessoal de cada colaborador.
Para que isso fosse alcançado, trabalhamos implementando uma macroação inicial seguindo 5 passos:
comunicação;
engajamento;
relacionamento;
objetivos e metas;
recompensa.
Para integrar todas essas frentes, sugerimos a criação de ações de comunicação para compartilhar com os colaboradores os novos valores da empresa; criação de manifesto da marca; kit onboarding; ações de relacionamento com o público interno, como caixa de sugestões e quadro de avisos; ações de valorização do profissional, como comemoração de aniversário de vida e de empresa, bonificação mensal e celebração mensal de resultados.