Sabemos que uma estratégia audiovisual pode impulsionar negócios e trazer novas possibilidades para os empreendedores que estão dispostos a investir no conteúdo atual que mais gera tráfego na internet: o vídeo.
Entretanto, criar vídeos para empresas pode ser um tanto desafiador.
Principalmente se for a primeira vez que você produzirá este tipo de conteúdo.
Portanto, se você quer descobrir como começar o seu processo de criação de estratégia audiovisual, continue a leitura!
Como funciona o processo de criação de uma estratégia audiovisual?
Antes de mais nada, é preciso compreender as três fases que compõem o processo de criação de uma estratégia de audiovisual:
- Pré-produção
- Produção
- Pós-produção
Durante o artigo, abordaremos cada uma das fases e explicaremos a fundo todos os procedimentos envolvidos para que a criação do seu vídeo seja um verdadeiro sucesso.
Qual a importância do processo de criação de uma estratégia audiovisual?
Assim como tudo no Marketing Digital, o planejamento é a ferramenta essencial para o êxito de uma ação estratégica.
Sem ele, o seu negócio “atira no escuro” e, mesmo que acerte o alvo, será quase impossível repetir o feito sem uma metodologia preestabelecida.
E mais, o processo de criação traz consigo as seguintes vantagens:
#1 Ajuda a cumprir o prazo.
#2 Não estoura o orçamento previsto.
#3 Direciona o objetivo da campanha.
#4 Minimiza as revisões da fase de pós-produção.
Assim, as chances de criar um vídeo memorável para os seus seguidores se tornam muito mais reais!
Pré-produção
Na primeira fase do processo de criação de uma estratégia audiovisual, você reunirá todos os seus times para juntos pensarem no planejamento inicial do seu vídeo.
É hora das áreas de planejamento, performance, conteúdo e criação se unirem para a famosa reunião de Brainstorming!
Nesta etapa, podemos elencar 5 subtarefas desenvolvidas para a sua jornada em busca de uma estratégia audiovisual!
Desenvolvimento de estratégia audiovisual
Aqui está um dos momentos mais importantes para o processo de criação de uma estratégia audiovisual!
Por isso, preste bastante atenção nos tópicos a seguir:
- Determine o objetivo principal do seu vídeo.
- Busque informações de quem será o público.
- Estipule um orçamento mínimo.
- Crie um cronograma das próximas ações.
Planejamento de conteúdo
Em seguida, juntamente ao time de conteúdo, será o momento de definir o conteúdo que a sua empresa irá transmitir a partir da estratégia de audiovisual.
Mais do que saber o objetivo central do seu vídeo, é preciso questionar:
“Como será o meu vídeo?”
“Quais cenas criarei?”
“Qual será a linguagem?”
Técnicas infalíveis de pré-produção
Para isso, apresentamos duas técnicas de pré-produção que farão parte da sua rotina de criação de vídeos!
Roteiro de audiovisual: Você pode optar por redigir o seu roteiro de maneira corrida, com falas e tudo mais. Ou criar tópicos em formato de checklist para que o desenvolvimento do vídeo aconteça de maneira fluida.
Storyboard de audiovisual: Também é possível criar sequências visuais das cenas que estarão na sua estratégia. Ele serve para você obter uma visão geral do seu projeto.
Estudo de localização
Logo após, com o seu objetivo definido, roteiro e storyboard desenhados, faz-se necessário analisar as melhores possibilidades da localização da sua estratégia audiovisual.
Estúdio de gravação, ambiente externo, a sua própria empresa, um evento importante para o seu nicho. Explore as possibilidades ao seu redor!
Obs.: jamais esqueça de pensar num plano B, principalmente se o vídeo for gravado em áreas externas.
Mapeamento de personagens
Cada vídeo conta uma história e cada história precisa de um personagem.
O que queremos dizer com isso? Os mais variados tipos de vídeos necessitam de personagens específicos…
Podcast: encontre convidados relevantes.
Tutorial: selecione especialistas no tema.
Apresentação: busque atores que façam sentido com a história.
Organização de equipamento
Por fim, a etapa de pré-produção das estratégias audiovisuais se encerra com a solicitação de equipamentos profissionais específicos para a ação.
Ah, também é o momento de estipular o dia da gravação!
Produção
Se você seguir o passo a passo da pré-produção, provavelmente chegará na etapa de produção sem maiores problemas.
Aqui, a magia acontece e o seu planejamento ganha as telas.
Dito isso, basta conferir os 3 pontos a seguir e AÇÃO:
1) Checar o equipamento.
2) Ensaiar o roteiro.
3) Apertar o play do seu vídeo.
A gente já sabe que bate o nervosismo, mas com esse superplanejamento de pré-produção você estará seguro para dar o melhor de si e entregar ótimos resultados para o seu negócio.
Pós-produção
Parabéns! Você chegou na última etapa do processo de criação de uma estratégia audiovisual.
Neste instante, depois de realizar a gravação do seu vídeo, a pós-produção entrará em cena para que o seu material bruto seja lapidado até virar um conteúdo audiovisual de alta qualidade.
#1 Edite o seu vídeo
Bom, para realizar a edição do vídeo, você precisará de conhecimentos técnicos na área do audiovisual — caso prefira, é possível optar por terceirizar o serviço com agências publicitárias especializadas em estratégias de vídeo.
Cortes de erros, eliminação de determinadas cenas, edição de cronologia ideal para o vídeo… Sem a presença de um especialista, o seu projeto pode acabar exatamente nesta etapa.
#2 Adicione o som
Outro elemento da pós-produção, a inclusão de sons como trilha sonora, música de fundo e até mesmo efeitos sonoros pode trazer muito mais dinamismo para a sua estratégia audiovisual e, assim, hipnotizar ainda mais o seu possível cliente.
#3 Inclua elementos gráficos
Além dos sons, é na pós-produção que o seu conteúdo audiovisual ganha elementos gráficos imprescindíveis para a fácil assimilação da sua mensagem.
Assim como as legendas, copys instigantes podem ser adicionadas ao vídeo.
PS: adicionar o logotipo do seu negócio também garantirá um toque mais profissional ao conteúdo.
#4 Renderize o conteúdo
Vídeo editado? Qualidade excelente? Conteúdo concluído com sucesso?
É hora de renderizar o seu arquivo.
A renderização de vídeo consiste na unificação de todo o material editado com sons, elementos gráficos, imagens e tudo o que a sua estratégia audiovisual precisa para ser publicada nas mídias sociais.
Distribua a sua estratégia audiovisual
Para concluir o processo de pós-produção, basta hospedar o seu vídeo nas plataformas digitais de sua escolha.
Popularmente, o YouTube funciona como uma ótima hospedagem, tendo em vista que a plataforma atua de maneira gratuita e muito simples.
Mas, se preferir, você também pode contar com plataformas pagas. Elas, em sua maioria, possuem mais recursos e métricas de análise.
Plataformas e formatos para estratégias audiovisuais
Entre tantas opções, o Marketing Digital proporciona diferentes tipos de mídias sociais para os empreendedores que desejam investir em estratégias audiovisuais.
Para facilitar o seu processo de criação, nós trouxemos aqui as principais plataformas do mercado e as especificações dos seus formatos.
Segue o fio!
Facebook
Feed: serve para você compartilhar os vídeos mais relevantes do seu negócio, tendo o tempo máximo de 240 minutos.
Stories: ideal para empresas que desejam publicar seus bastidores. O conteúdo fica ativo durante 24 horas.
Reels: diferentemente do reels conhecido no Instagram, a ferramenta permite a publicação de vídeos curtos com até 30 segundos.
Instagram
Feed: quando o assunto é vídeo de alta qualidade e com maior duração, o formato de feed do Instagram apresenta-se como a melhor opção para a rede social.
Story: mais dinamismo aos seus conteúdos. Os stories servem como forma de compartilhar um pouco mais da empresa por trás do feed incrível.
Reels: feito para engajar! Os vídeos produzidos para o reels do Instagram devem ser criativos, dinâmicos e extremamente interativos.
TikTok
Feed: efeitos sonoros, trends, challenges, use e abuse dos recursos que fizeram do TikTok uma grande potência do Marketing Digital.
LinkedIn
Feed: vídeos que compartilham experiências, aproximam a marca do cliente e humanizam o seu time… Faça com que os seus seguidores se lembrem de você!
YouTube
Vídeo: tutoriais, podcasts, webséries e muito mais. O YouTube lidera o ranking de maior plataforma de vídeos do planeta e, por isso, sua marca deve estar lá.
Shorts: muito mais facilidade para produzir vídeos no YouTube. Desta vez, mais curtos, com apenas 15 segundos.
Pinterest
Pin: apesar do Pinterest ser considerado um aplicativo de fotos, por que não se aventurar nos vídeos de produtos? Diferencie-se dos demais dentro da rede social.
Twitter
Feed: o próprio aplicativo reconheceu o boom no consumo de vídeos na rede social do passarinho. Se a sua empresa deseja conquistar uma audiência fiel, ali é o lugar.
Invista em estratégias de audiovisual para o seu negócio
Agora que você já entendeu como funciona o processo de criação de uma estratégia audiovisual, a importância dela para o sucesso da sua ação de Marketing digital e as possibilidades que as mídias sociais proporcionam, é hora de colocar o seu conteúdo para rodar.
Não perca tempo! Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e alcance novos horizontes com o seu negócio!