Por onde começa o processo de criação de uma estratégia audiovisual

Por onde começa o processo de criação de uma estratégia audiovisual

Sabemos que uma estratégia audiovisual pode impulsionar negócios e trazer novas possibilidades para os empreendedores que estão dispostos a investir no conteúdo atual que mais gera tráfego na internet: o vídeo.

Entretanto, criar vídeos para empresas pode ser um tanto desafiador.

Principalmente se for a primeira vez que você produzirá este tipo de conteúdo.

Portanto, se você quer descobrir como começar o seu processo de criação de estratégia audiovisual, continue a leitura!


Como funciona o processo de criação de uma estratégia audiovisual?



Antes de mais nada, é preciso compreender as três fases que compõem o processo de criação de uma estratégia de audiovisual:


  • Pré-produção
  • Produção
  • Pós-produção 

Durante o artigo, abordaremos cada uma das fases e explicaremos a fundo todos os procedimentos envolvidos para que a criação do seu vídeo seja um verdadeiro sucesso. 


Qual a importância do processo de criação de uma estratégia audiovisual?



Assim como tudo no Marketing Digital, o planejamento é a ferramenta essencial para o êxito de uma ação estratégica.

Sem ele, o seu negócio “atira no escuro” e, mesmo que acerte o alvo, será quase impossível repetir o feito sem uma metodologia preestabelecida.

E mais, o processo de criação traz consigo as seguintes vantagens:


#1 Ajuda a cumprir o prazo.
#2 Não estoura o orçamento previsto.
#3 Direciona o objetivo da campanha.
#4 Minimiza as revisões da fase de pós-produção.


Assim, as chances de criar um vídeo memorável para os seus seguidores se tornam muito mais reais! 


Pré-produção


Na primeira fase do processo de criação de uma estratégia audiovisual, você reunirá todos os seus times para juntos pensarem no planejamento inicial do seu vídeo.

É hora das áreas de planejamento, performance, conteúdo e criação se unirem para a famosa reunião de Brainstorming!

Nesta etapa, podemos elencar 5 subtarefas desenvolvidas para a sua jornada em busca de uma estratégia audiovisual! 


Desenvolvimento de estratégia audiovisual


Aqui está um dos momentos mais importantes para o processo de criação de uma estratégia audiovisual!

Por isso, preste bastante atenção nos tópicos a seguir:


  • Determine o objetivo principal do seu vídeo.
  • Busque informações de quem será o público.
  • Estipule um orçamento mínimo.
  • Crie um cronograma das próximas ações.

Planejamento de conteúdo


Em seguida, juntamente ao time de conteúdo, será o momento de definir o conteúdo que a sua empresa irá transmitir a partir da estratégia de audiovisual.

Mais do que saber o objetivo central do seu vídeo, é preciso questionar:


“Como será o meu vídeo?”

“Quais cenas criarei?”

“Qual será a linguagem?”


Técnicas infalíveis de pré-produção


Para isso, apresentamos duas técnicas de pré-produção que farão parte da sua rotina de criação de vídeos!

Roteiro de audiovisual: Você pode optar por redigir o seu roteiro de maneira corrida, com falas e tudo mais. Ou criar tópicos em formato de checklist para que o desenvolvimento do vídeo aconteça de maneira fluida.

Storyboard de audiovisual:
Também é possível criar sequências visuais das cenas que estarão na sua estratégia. Ele serve para você obter uma visão geral do seu projeto.


Estudo de localização


Logo após, com o seu objetivo definido, roteiro e storyboard desenhados, faz-se necessário analisar as melhores possibilidades da localização da sua estratégia audiovisual.

Estúdio de gravação, ambiente externo, a sua própria empresa, um evento importante para o seu nicho. Explore as possibilidades ao seu redor!

Obs.: jamais esqueça de pensar num plano B, principalmente se o vídeo for gravado em áreas externas. 


Mapeamento de personagens


Cada vídeo conta uma história e cada história precisa de um personagem.

O que queremos dizer com isso? Os mais variados tipos de vídeos necessitam de personagens específicos…

Podcast: encontre convidados relevantes.

Tutorial: selecione especialistas no tema.

Apresentação: busque atores que façam sentido com a história.


Organização de equipamento


Por fim, a etapa de pré-produção das estratégias audiovisuais se encerra com a solicitação de equipamentos profissionais específicos para a ação.

Ah, também é o momento de estipular o dia da gravação!


Produção


Se você seguir o passo a passo da pré-produção, provavelmente chegará na etapa de produção sem maiores problemas.

Aqui, a magia acontece e o seu planejamento ganha as telas.

Dito isso, basta conferir os 3 pontos a seguir e AÇÃO:


1) Checar o equipamento.

2) Ensaiar o roteiro.

3) Apertar o play do seu vídeo.


A gente já sabe que bate o nervosismo, mas com esse superplanejamento de pré-produção você estará seguro para dar o melhor de si e entregar ótimos resultados para o seu negócio.


Pós-produção


Parabéns! Você chegou na última etapa do processo de criação de uma estratégia audiovisual. 

Neste instante, depois de realizar a gravação do seu vídeo, a pós-produção entrará em cena para que o seu material bruto seja lapidado até virar um conteúdo audiovisual de alta qualidade.


#1 Edite o seu vídeo


Bom, para realizar a edição do vídeo, você precisará de conhecimentos técnicos na área do audiovisual — caso prefira, é possível optar por terceirizar o serviço com agências publicitárias especializadas em estratégias de vídeo.

Cortes de erros, eliminação de determinadas cenas, edição de cronologia ideal para o vídeo… Sem a presença de um especialista, o seu projeto pode acabar exatamente nesta etapa.


#2 Adicione o som


Outro elemento da pós-produção, a inclusão de sons como trilha sonora, música de fundo e até mesmo efeitos sonoros pode trazer muito mais dinamismo para a sua estratégia audiovisual e, assim, hipnotizar ainda mais o seu possível cliente.


#3 Inclua elementos gráficos


Além dos sons, é na pós-produção que o seu conteúdo audiovisual ganha elementos gráficos imprescindíveis para a fácil assimilação da sua mensagem.

Assim como as legendas, copys instigantes podem ser adicionadas ao vídeo.

PS: adicionar o logotipo do seu negócio também garantirá um toque mais profissional ao conteúdo.


#4 Renderize o conteúdo


Vídeo editado? Qualidade excelente? Conteúdo concluído com sucesso?

É hora de renderizar o seu arquivo.

A renderização de vídeo consiste na unificação de todo o material editado com sons, elementos gráficos, imagens e tudo o que a sua estratégia audiovisual precisa para ser publicada nas mídias sociais.


Distribua a sua estratégia audiovisual 


Para concluir o processo de pós-produção, basta hospedar o seu vídeo nas plataformas digitais de sua escolha.

Popularmente, o YouTube funciona como uma ótima hospedagem, tendo em vista que a plataforma atua de maneira gratuita e muito simples.

Mas, se preferir, você também pode contar com plataformas pagas. Elas, em sua maioria, possuem mais recursos e métricas de análise. 


Plataformas e formatos para estratégias audiovisuais


Entre tantas opções, o Marketing Digital proporciona diferentes tipos de mídias sociais para os empreendedores que desejam investir em estratégias audiovisuais.

Para facilitar o seu processo de criação, nós trouxemos aqui as principais plataformas do mercado e as especificações dos seus formatos.

Segue o fio!


Facebook

Feed: serve para você compartilhar os vídeos mais relevantes do seu negócio, tendo o tempo máximo de 240 minutos.

Stories:
ideal para empresas que desejam publicar seus bastidores. O conteúdo fica ativo durante 24 horas.

Reels: diferentemente do reels conhecido no Instagram, a ferramenta permite a publicação de vídeos curtos com até 30 segundos.


Instagram

Feed: quando o assunto é vídeo de alta qualidade e com maior duração, o formato de feed do Instagram apresenta-se como a melhor opção para a rede social. 

Story: mais dinamismo aos seus conteúdos. Os stories servem como forma de compartilhar um pouco mais da empresa por trás do feed incrível. 

Reels: feito para engajar! Os vídeos produzidos para o reels do Instagram devem ser criativos, dinâmicos e extremamente interativos.


TikTok

Feed: efeitos sonoros, trends, challenges, use e abuse dos recursos que fizeram do TikTok uma grande potência do Marketing Digital. 


LinkedIn

Feed: vídeos que compartilham experiências, aproximam a marca do cliente e humanizam o seu time… Faça com que os seus seguidores se lembrem de você!


YouTube

Vídeo: tutoriais, podcasts, webséries e muito mais. O YouTube lidera o ranking de maior plataforma de vídeos do planeta e, por isso, sua marca deve estar lá.

Shorts: muito mais facilidade para produzir vídeos no YouTube. Desta vez, mais curtos, com apenas 15 segundos. 


Pinterest

Pin: apesar do Pinterest ser considerado um aplicativo de fotos, por que não se aventurar nos vídeos de produtos? Diferencie-se dos demais dentro da rede social. 


Twitter

Feed: o próprio aplicativo reconheceu o boom no consumo de vídeos na rede social do passarinho. Se a sua empresa deseja conquistar uma audiência fiel, ali é o lugar. 


Invista em estratégias de audiovisual para o seu negócio


Agora que você já entendeu como funciona o processo de criação de uma estratégia audiovisual, a importância dela para o sucesso da sua ação de Marketing digital e as possibilidades que as mídias sociais proporcionam, é hora de colocar o seu conteúdo para rodar. 

Não perca tempo! Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e alcance novos horizontes com o seu negócio! 

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