Evoluímos séculos em décadas. Quem poderia imaginar que um dia teríamos GPS, ou até mesmo um pen drive, capaz de armazenar dezenas de gigabytes?
A cada dia surgem novas tecnologias, comportamentos e, principalmente, novos mercados.
Mas como acompanhar esse avanço descontrolado? Inovando!
Inovação. Essa é a palavra que acompanha a trajetória da humanidade ano após ano, da descoberta do fogo até a inteligência artificial nos dias de hoje.
E a Canopus continua mudando, avançando, transcendendo. Afinal, a evolução faz parte do nosso DNA.
É mais de uma década atendendo o mercado com as mais variáveis ferramentas e dados, para estar SEMPRE À FRENTE.
Onde tudo começou?
Nossa história começa em 2009, no último semestre do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade IMES (hoje com o nome de USCS), em São Caetano do Sul.
Quatro amigos que estudavam o mesmo curso, na mesma turma, tinham um sonho em comum: empreender, surpreender as pessoas com as entregas e trabalhar com o que amam e acreditam de verdade.
Certamente, havia incertezas naquele começo. Falta de experiência no mercado, baixa idade de cada um dos sócios. Porém, foi exatamente naquele início que uma das principais características da Canopus – até o momento ainda sem nome – se desenvolveu: superar desafios.
Mas por que Canopus?
Canopus é uma estrela supergigante branca-azulada localizada na constelação de Carina, a cerca de 310 anos-luz da Terra. Ela é a segunda estrela mais brilhante vista da Terra. Potente, né?
Canopus é uma estrela interessante por várias razões.
Além de ser uma das estrelas mais brilhantes e visíveis no céu, é também uma estrela muito quente, com uma temperatura superficial estimada em cerca de 7.500 graus Celsius.
Canopus também é importante para a navegação, especialmente para os observadores no hemisfério sul. Devido à sua posição no céu, é possível usá-la como um ponto de referência para determinar a localização da Terra em relação ao espaço.
Por esse motivo, Canopus foi usada por muitas culturas antigas, como os polinésios, como uma estrela guia para a navegação em alto-mar.
Curiosamente (mas não coincidentemente), nosso objetivo faz analogia com a função da Estrela Canopus: guiamos nossos clientes para os caminhos e resultados corretos.
O primeiro momento da Canopus
Dos quatro amigos, apenas três deram sequência ao sonho: Vinicius Duque, André Castro e Fernando Kuhn. Todos com apenas 23 anos de idade naquele momento.
Eles foram os responsáveis por fazer a Canopus acontecer e sair do papel.
Logo de cara, tiveram que lidar com toda a burocracia de abrir uma empresa no Brasil. Imagine, três publicitários recém-formados tendo que encarar bancos, contabilidade, CNPJ, construção de identidade e propósito da empresa.
É quando você decide colocar em prática o sonho de empreender que passa a ter dimensão da quantidade de atividades e tarefas que o cercam. E podemos falar: não é nada fácil.
Mas logo chegou o primeiro cliente da Canopus. Adivinhe só? Um job de reposicionamento de marca, repleto de desafios, mas que garantiu que, desde o início, a Canopus estivesse muito alinhada com a estratégia macro dos clientes.
A chegada do primeiro escritório
No primeiro semestre de 2010 a magia começou a acontecer e a Canopus se tornou real.
Em uma pequena sala comercial de aproximadamente 40m² em São Caetano, demos início ao plano, como um primeiro grande investimento. Com ele, novas responsabilidades começaram a surgir.
Já no segundo semestre do mesmo ano, conquistamos um cliente (que está conosco até hoje): a Tarkett Brasil, líder mundial de pisos vinílicos. Naquele momento inicial, gerenciamos uma pequena conta da marca, mas aos pouquinhos mostramos todas as expertises e, com isso, hoje operamos o marketing 360º do cliente.
Mais um passo: a contratação da primeira funcionária
Com o nosso crescimento exponencial, foi preciso dar um segundo passo desafiador: contratar o primeiro funcionário da Canopus.
Naquele momento, entendemos a grandeza da ação, estávamos assumindo o compromisso de registrar um colaborador.
Era a Carolina Oliveiros (para os íntimos, Carolzinha). Atualmente nossa Codiretora de Criação, ela havia chegado para assumir o cargo de Diretora de Arte e, assim, trazer muito mais inovação para os novos projetos da época.
Logo no segundo semestre de 2010, veio um grande BOOM na agência que elevou o nosso patamar: fomos os responsáveis pela gestão de conta da Harman/JBL no Brasil.
Assim, entendemos que era o momento de evoluir ainda mais.
O escritório de 2013
Com sete funcionários, a sala comercial em São Caetano do Sul não era mais suficiente.
Novos recursos, equipe maior, cinco clientes recorrentes e objetivos maiores nos levaram até o prédio comercial em Santo André (ABC Paulista), com uma sala que tinha o dobro da metragem do antigo escritório. Por lá ficamos até 2015.
Rumo a São Bernardo do Campo
Sempre à frente e também em frente, no ano de 2015 já estávamos com mais de 10 funcionários e com um novo plano ousado em mente.
Decidimos seguir para São Bernardo do Campo. No centro da cidade, alugamos uma nova sala comercial, duplamente maior que a de Santo André.
Lá continuamos crescendo, vencendo novos desafios, ampliando o time de colaboradores e demos mais um passo rumo à nossa maior transformação.
Pandemia e novos desafios
Em 2019 o mundo inteiro sofreu com a COVID-19. Saúde, mercado, vida pessoal. Todos fomos afetados pela pandemia. Com a Canopus não foi diferente.
Alguns clientes reduziram o escopo de trabalho, verbas para ações de marketing digital foram replanejadas, e o principal: os eventos físicos foram todos cancelados.
O Live Marketing sempre foi um importante serviço dentro do escopo oferecido, e fundamental para manter o negócio saudável, o que gerou um impacto considerável nos primeiros meses de pandemia. Afinal, não havia perspectiva de retomada dos eventos presenciais.
Estávamos diante de um novo (e totalmente desconhecido) desafio. Foi preciso mudar. Ali começou o nosso processo de rebranding, mesmo sem percebermos.
Dessa vez, nos vimos imersos totalmente no digital, até porque, todo tipo de ação de marketing era por meio dos canais virtuais. Nosso comercial teve papel fundamental nessa virada de chave e novos clientes chegaram à agência, como a Casa Bauducco e a Fani Metais.
Com 24 funcionários e um universo até então incerto, fizemos a escolha de EVOLUIR. Uma nova cultura foi empregada na Canopus e, após 21 meses desde a nossa saída do escritório, oficializamos o modelo full time home office.
Utilizando a tecnologia a nosso favor
Com a decisão do trabalho 100% remoto, passamos por uma reformulação completa na empresa. Instauramos modelos de comunicação funcionais para o home office, implementamos ferramentas tecnológicas para o auxílio da produtividade.
Para o modelo funcionar, incluímos a metodologia ágil na rotina de trabalho, colocando em prática núcleos semanais dedicados a cada cliente, além de follows quinzenais de cada área para discutir melhorias.
Ainda com objetivo de sinergia do time, criamos as dailys para acompanhar as atividades do dia e reuniões 1:1 com o gestor de cada área para reforçar a cultura do feedback e focar na evolução pessoal.
Cada ferramenta do processo tem a sua importância dentro da agência. Por exemplo:
- O Runrun.it é utilizado para pautas, briefings, gestão de projetos e aprovações, permitindo uma visão mais clara e completa das atividades em andamento.
- O Slack é o nosso meio de comunicação entre profissionais, separado por grupos e clientes, funcionando como o nosso escritório de forma virtual.
- E o Feedz é a nossa ferramenta que potencializa o engajamento e o desempenho de cada colaborador.
Hoje contamos com 45 funcionários, vários espalhados pelo Brasil. Tudo isso foi possível porque o modelo foi empregado de maneira estruturada.
New times are coming!
Como você pode perceber, mudamos tudo. Processos, propósitos, desafios, identidade, linguagem e até modelo de trabalho.
A estrela mais brilhante da constelação Carina nasce em meio aos desafios, e superá-los faz parte do nosso DNA.
Em maio de 2021 o escritório físico não fazia mais sentido, porque os nossos objetivos já eram bem maiores do que ele. Queremos romper fronteiras, superar mais desafios e fazer história.
São mais de 13 anos de trajetória mudando, evoluindo e transcendendo. Por isso, como uma boa estrela supergigante, o céu é o limite.
Por fim, queremos que você também compreenda e faça parte desse novo momento. E nada melhor do que um spoiler, já que estamos sempre à frente.