Como criar conteúdo para campanhas de marketing matadoras?

Como criar conteúdo para campanhas de marketing matadoras?


Você quer implementar estratégias de marketing que tragam resultados reais e assertivos, mas não está conseguindo atingir as metas e os objetivos que traçou logo de início? O problema pode não estar no planejamento, mas sim no conteúdo da sua campanha.

Confira este artigo e aprenda, de uma vez por todas, como criar conteúdo para campanhas de marketing que vão impulsionar suas vendas e elevar o nível do seu negócio.


Qual a importância do conteúdo nas campanhas de marketing?



Mais conhecido como Marketing de Conteúdo, o conteúdo para campanhas de marketing tem como principal objetivo atrair o seu público-alvo. E como ele faz isso? A partir das soluções para suas dores e seus problemas.

Foi-se o tempo em que o marketing tinha como único foco fechar uma venda. Hoje as estratégias têm como foco entreter, educar e trazer benefícios ao público, seja resolvendo um problema, solucionando uma dor, esclarecendo uma dúvida ou ensinando algo, e a venda é apenas uma consequência desse processo.

E o grande protagonista do marketing é nada mais, nada menos que o conteúdo. Por isso é tão importante criar conteúdo atraente, que encante o público. Desta forma, ele avançará no funil de vendas e você terá grandes chances de fechar negócio.


Como funciona uma estratégia de Marketing de Conteúdo?



A estratégia de Marketing de Conteúdo começa com um bom planejamento, e essa fase pode ser dividida em cinco etapas:


#1

Sugestão de pautas, temas, caminhos e pilares editoriais


Em um documento – pode ser uma planilha, um doc, um PPT ou até mesmo uma plataforma on-line – faça um esboço das pautas desejadas para o seu conteúdo. 

Uma estratégia que usamos aqui na Canopus é reunir nossa equipe e fazer um brainstorm para definir as pautas do planejamento mensal de nossos clientes. Entre os temas sugeridos, incluímos datas comemorativas relacionadas ao mercado de atuação daquela conta. O Dia do Arquiteto, por exemplo, é uma data muito importante para contas que atuam nos segmentos de arquitetura, construção, decoração e design de interiores, e fazer um post comemorativo nessa data aproximará a marca de seus clientes. Não deixe de conferir e montar um calendário de datas comemorativas voltadas ao seu segmento.

Outra dica é listar as palavras-chave que serão usadas ao longo da comunicação, para que elas sejam inseridas no conteúdo. Defina palavras-chave principais e depois as secundárias, que estão ligadas ao tema.


#2

Definição das buyer personas com quem você deseja falar


Com a sugestão de temas em mãos, é preciso estruturar essas ideias e definir com qual buyer persona você deseja falar. Buyer persona é um personagem fictício que representa todas as características do seu público-alvo. A ela damos um nome, idade, gostos, preferências e características que determinada quantidade de potenciais clientes têm.

As buyer personas vão ajudá-lo a definir uma linguagem e um tom de comunicação para o seu conteúdo, e também vão permitir que você filtre suas sugestões de temas e produza conteúdo de acordo com o interesse do público. 

Uma mesma marca pode ter várias buyer personas. Aqui na Canopus nós temos três, mas trabalhamos com contas que têm até 10 buyer personas, e esse número pode variar.


#3

Definição dos objetivos de cada conteúdo de acordo com a fase do funil em que o lead se encontra


Agora que você já sugeriu alguns temas e definiu suas buyer personas, está na hora de definir qual será o seu objetivo com cada conteúdo.

Aqui vão alguns dos principais objetivos mais utilizados em conteúdo on-line, como posts para redes sociais, blogposts, landing pages e anúncios:


  • Tráfego: este objetivo visa gerar tráfego para diferentes canais, como site, blog ou formulário de contato, e seu foco é a geração de leads.
  • Engajamento: aqui o foco é engajar o público, levando-o a interagir em seus posts, comentando, curtindo, compartilhando etc.
  • Visualizações: esta opção é ideal para quem busca ter o maior número de visualizações em vídeos e GIFs.
  • Awareness: o reconhecimento de marca é indicado para conteúdos que falem sobre a sua marca, seus produtos, serviços e soluções.

#4

Escolha dos canais onde o conteúdo será divulgado


Há quatro principais canais para a divulgação do seu conteúdo: 


  • seu site;
  • seu blog;
  • suas redes sociais
  • e os anúncios. 

Para definir o formato da comunicação, como tamanho do conteúdo e dimensões dos criativos, é necessário decidir onde ela será divulgada. É claro que tudo deve estar alinhado aos objetivos da campanha.


#5

Escolha dos formatos da divulgação


E, por fim, chegou a hora de escolher o melhor formato para cada conteúdo. Aqui podemos listar:


  • A quantidade mínima ou máxima de palavras que serão usadas no conteúdo.
  • As dimensões dos criativos que acompanharão o conteúdo.

Com todos esses pontos bem definidos, você poderá iniciar a criação do conteúdo.

Então, mãos à obra?

Ah, não se esqueça que o conteúdo precisa ter três pilares essenciais para surpreender e encantar seu público-alvo:


  • qualidade;
  • consistência
  • e relevância.

Com essas dicas, seus conteúdos vão agregar mais valor e trazer resultados mais assertivos e expressivos para suas campanhas de marketing. Comece a testar agora mesmo!

E se você gostou do assunto e deseja se aprofundar ainda mais, fale com um de nossos especialistas e veja o que podemos fazer por sua empresa!

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