Formica®

Formica®

Lançamento da Coleção Metamorfose entrega experiência física e digital

Lançamento da Coleção Metamorfose entrega experiência física e digital

No auge da pandemia, enquanto o lançamento de produtos despencava no mercado, nós ajudávamos a FORMICA® a promover sua nova coleção de uma maneira criativa e inovadora, o que nos rendeu um case premiado. Descubra como!

Com mais de 120 anos de existência e líder na fabricação de laminados decorativos de alta pressão, a FORMICA® é referência brasileira no segmento e apresenta inovações para os setores de arquitetura e construção civil. A marca oferece ao mercado uma extensa linha de revestimentos para móveis, pisos, paredes, fachadas entre outras aplicações técnicas, e coloca em prática diversas iniciativas sustentáveis, bem como apoia diversos projetos socioculturais. FORMICA® é uma marca parte do Grupo Formitex. Composto por oito marcas, o Grupo Formitex tem uma trajetória de 40 anos de conquistas e excelentes resultados em quatro principais áreas de negócios: químicos, laminados e adesivos, logística e papéis.

No auge da pandemia, enquanto o lançamento de produtos despencava no mercado, nós ajudávamos a FORMICA® a promover sua nova coleção de uma maneira criativa e inovadora, o que nos rendeu um case premiado. Descubra como!

Com mais de 120 anos de existência e líder na fabricação de laminados decorativos de alta pressão, a FORMICA® é referência brasileira no segmento e apresenta inovações para os setores de arquitetura e construção civil. A marca oferece ao mercado uma extensa linha de revestimentos para móveis, pisos, paredes, fachadas entre outras aplicações técnicas, e coloca em prática diversas iniciativas sustentáveis, bem como apoia diversos projetos socioculturais. FORMICA® é uma marca parte do Grupo Formitex. Composto por oito marcas, o Grupo Formitex tem uma trajetória de 40 anos de conquistas e excelentes resultados em quatro principais áreas de negócios: químicos, laminados e adesivos, logística e papéis.

OBJETIVO



A pandemia pegou todos de surpresa e nos obrigou a repensar nosso estilo de vida, nossas relações e a forma como enxergamos nosso entorno. O isolamento social nos fez olhar mais para dentro, ao mesmo tempo em que nos fez sentir falta do que existe lá fora: o céu, o sol, o vento, o canto dos pássaros, a chuva, a relva, o verde.
Pensando nisso, em julho de 2021, a FORMICA® lançou a Coleção Metamorfose, que trouxe seis linhas e 19 novos padrões inspirados no conceito de biofilia e veio para suprir essa necessidade de reconexão com o mundo externo, trazendo a beleza orgânica da natureza para os espaços residenciais e comerciais.

A FORMICA® nos apresentou um grande desafio: anunciar o lançamento dessa nova coleção em um momento em que ainda não era seguro realizar eventos presenciais. Como todos sabem, as ações voltadas ao lançamento de produtos foram diretamente impactadas durante o período pandêmico. Segundo o Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela GS1 Brasil, a pandemia reduziu em 9,4% o lançamento de produtos em 2020, por isso, foi preciso repensar as estratégias para atingir os consumidores de forma totalmente digital..
.
A partir daí, planejamos duas principais estratégias de divulgação:

1) Apresentar um produto novo de forma inspiracional.

2) Romper a barreira do físico proporcionando uma experiência digital.



ESTRATÉGIA



Landing page

Com uma mescla de texturas e padrões inspirados na fauna e na flora, a nova coleção reproduzia variações sensoriais em projetos que intensificam e resgatam a biodiversidade.
Para traduzir todo esse conceito para o público de forma assertiva, elaboramos uma landing page reunindo todas as informações sobre a coleção: key visual, nomes e descrições dos padrões, manifesto e formulário para baixar o catálogo digital. Os padrões foram separados de acordo com a estampa, começando pelos tons amadeirados e passando pelos coloridos, de tecido, de pedra e finalizando com os padrões mais sofisticados, inspirados em metais.
A landing page da Coleção Metamorfose ficou entre as melhores do Prêmio Recall – que reconhece as agências mais criativas do interior e da Grande São Paulo –, competindo com mais de 200 agências em sua 20ª edição.



Redes sociais

As redes sociais da marca foram os principais canais utilizados para fazer a divulgação da nova coleção para o público final, arquitetos, designers e demais profissionais da área.
Um mês antes da data definida para lançamento, iniciamos a postagem de Reels com a contagem regressiva. Em 15 de julho de 2021, saiu o primeiro post anunciando a coleção, com o conceito Coleção Metamorfose: a evolução da tradição. Até o mês seguinte, foram divulgados, no total, 63 posts explorando os padrões e suas inspirações, como pedras, madeiras, folhas, cernes, montanhas, lagos e outros elementos que evocam toda a beleza da natureza.





Press kit

Com foco no relacionamento e na experiência, desenvolvemos o press kit da coleção Metamorfose e o enviamos para alguns influencers pré-selecionados.
O intuito era oferecer uma experiência imersiva, que aflorasse as sensações. Tudo foi preparado com muito cuidado, carinho e sensibilidade, utilizando materiais naturais.
O press kit foi composto por uma vela aromatizante de bambu; chás calmantes sabor camomila e maracujá, servidos em um potinho de vidro com tampa de rolha; um vaso de cerâmica artesanal com bulbo de trevo de quatro folhas e terra para plantar, tudo embalado em saco de juta; mini release e manifesto da nova coleção impressos em papel kraft; e uma caixa de MDF compensado revestida com cinco padrões de laminados FORMICA® (assim, era possível sentir as texturas e ver as cores de perto). A caixa foi decorada com sisal, laço e folhas de eucalipto e seus espaços vazios foram preenchidos com palha seca.



Catálogo inspiracional

Para o desenvolvimento do conceito da campanha de lançamento e do design do catálogo, buscamos inspiração naquilo que é o pilar principal das Belas Artes: a natureza. Trabalhamos com elementos e apelos visuais que fazem referência ao tema, como madeira e plantas. A escolha de cada elemento foi pensada de forma que criasse uma conexão do público com o conceito apresentado, como a coroa de galhos que faz uma ligação direta ao termo “Metamorfose”, simulando algo em movimento e em constante transformação.
Para a versão digital, o principal diferencial foi a utilização de UX Strategy para trazer uma imersão sensorial com a nova coleção da marca. Ao acessar o catálogo, a pessoa entrava em contato com um ambiente verde, natural e envolto por elementos que proporcionavam leveza e tranquilidade. Além disso, o catálogo digital levou uma experiência interativa que possibilitou ao usuário a mudança de ambientes e padrões, podendo visualizar como ficaria um ambiente com as novas cores da coleção.





OBJETIVO



A pandemia pegou todos de surpresa e nos obrigou a repensar nosso estilo de vida, nossas relações e a forma como enxergamos nosso entorno. O isolamento social nos fez olhar mais para dentro, ao mesmo tempo em que nos fez sentir falta do que existe lá fora: o céu, o sol, o vento, o canto dos pássaros, a chuva, a relva, o verde.
Pensando nisso, em julho de 2021, a FORMICA® lançou a Coleção Metamorfose, que trouxe seis linhas e 19 novos padrões inspirados no conceito de biofilia e veio para suprir essa necessidade de reconexão com o mundo externo, trazendo a beleza orgânica da natureza para os espaços residenciais e comerciais.

A FORMICA® nos apresentou um grande desafio: anunciar o lançamento dessa nova coleção em um momento em que ainda não era seguro realizar eventos presenciais. Como todos sabem, as ações voltadas ao lançamento de produtos foram diretamente impactadas durante o período pandêmico. Segundo o Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela GS1 Brasil, a pandemia reduziu em 9,4% o lançamento de produtos em 2020, por isso, foi preciso repensar as estratégias para atingir os consumidores de forma totalmente digital..
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A partir daí, planejamos duas principais estratégias de divulgação:

1) Apresentar um produto novo de forma inspiracional.

2) Romper a barreira do físico proporcionando uma experiência digital.



ESTRATÉGIA



Landing page

Com uma mescla de texturas e padrões inspirados na fauna e na flora, a nova coleção reproduzia variações sensoriais em projetos que intensificam e resgatam a biodiversidade.
Para traduzir todo esse conceito para o público de forma assertiva, elaboramos uma landing page reunindo todas as informações sobre a coleção: key visual, nomes e descrições dos padrões, manifesto e formulário para baixar o catálogo digital. Os padrões foram separados de acordo com a estampa, começando pelos tons amadeirados e passando pelos coloridos, de tecido, de pedra e finalizando com os padrões mais sofisticados, inspirados em metais.
A landing page da Coleção Metamorfose ficou entre as melhores do Prêmio Recall – que reconhece as agências mais criativas do interior e da Grande São Paulo –, competindo com mais de 200 agências em sua 20ª edição.



Redes sociais

As redes sociais da marca foram os principais canais utilizados para fazer a divulgação da nova coleção para o público final, arquitetos, designers e demais profissionais da área.
Um mês antes da data definida para lançamento, iniciamos a postagem de Reels com a contagem regressiva. Em 15 de julho de 2021, saiu o primeiro post anunciando a coleção, com o conceito Coleção Metamorfose: a evolução da tradição. Até o mês seguinte, foram divulgados, no total, 63 posts explorando os padrões e suas inspirações, como pedras, madeiras, folhas, cernes, montanhas, lagos e outros elementos que evocam toda a beleza da natureza.





Press kit

Com foco no relacionamento e na experiência, desenvolvemos o press kit da coleção Metamorfose e o enviamos para alguns influencers pré-selecionados.
O intuito era oferecer uma experiência imersiva, que aflorasse as sensações. Tudo foi preparado com muito cuidado, carinho e sensibilidade, utilizando materiais naturais.
O press kit foi composto por uma vela aromatizante de bambu; chás calmantes sabor camomila e maracujá, servidos em um potinho de vidro com tampa de rolha; um vaso de cerâmica artesanal com bulbo de trevo de quatro folhas e terra para plantar, tudo embalado em saco de juta; mini release e manifesto da nova coleção impressos em papel kraft; e uma caixa de MDF compensado revestida com cinco padrões de laminados FORMICA® (assim, era possível sentir as texturas e ver as cores de perto). A caixa foi decorada com sisal, laço e folhas de eucalipto e seus espaços vazios foram preenchidos com palha seca.



Catálogo inspiracional

Para o desenvolvimento do conceito da campanha de lançamento e do design do catálogo, buscamos inspiração naquilo que é o pilar principal das Belas Artes: a natureza. Trabalhamos com elementos e apelos visuais que fazem referência ao tema, como madeira e plantas. A escolha de cada elemento foi pensada de forma que criasse uma conexão do público com o conceito apresentado, como a coroa de galhos que faz uma ligação direta ao termo “Metamorfose”, simulando algo em movimento e em constante transformação.
Para a versão digital, o principal diferencial foi a utilização de UX Strategy para trazer uma imersão sensorial com a nova coleção da marca. Ao acessar o catálogo, a pessoa entrava em contato com um ambiente verde, natural e envolto por elementos que proporcionavam leveza e tranquilidade. Além disso, o catálogo digital levou uma experiência interativa que possibilitou ao usuário a mudança de ambientes e padrões, podendo visualizar como ficaria um ambiente com as novas cores da coleção.





SOLUÇÕES

•Desenvolvimento web
•Gestão de redes sociais
•Mídia impressa
•Planejamento estratégico
Realizar o lançamento de um produto durante a pandemia exige fazer mais com menos, usando a criatividade e, sobretudo, a sensibilidade para entender esse novo momento do consumidor e atender suas necessidades.

SOLUÇÕES

•Desenvolvimento web
•Gestão de redes sociais
•Mídia impressa
•Planejamento estratégico
Realizar o lançamento de um produto durante a pandemia exige fazer mais com menos, usando a criatividade e, sobretudo, a sensibilidade para entender esse novo momento do consumidor e atender suas necessidades.

A problemática

Como lançar e divulgar um produto quando todo o setor está paralisado? Como entregar experiência sem contato, sem presença? Era hora de virar a chavinha e repensar as estratégias do zero.

A solução

Elaboramos uma estratégia que unia físico e digital de forma remota e segura para todos. Assim, entregamos experiência e colocamos o cliente do nosso cliente no centro.

O efeito

A landing page da Coleção Metamorfose ficou entre as melhores do Prêmio Recall – que reconhece as agências mais criativas do interior e da Grande São Paulo –, competindo com mais de 200 agências.

A problemática

Como lançar e divulgar um produto quando todo o setor está paralisado? Como entregar experiência sem contato, sem presença? Era hora de virar a chavinha e repensar as estratégias do zero.

A solução

Elaboramos uma estratégia que unia físico e digital de forma remota e segura para todos. Assim, entregamos experiência e colocamos o cliente do nosso cliente no centro.

O efeito

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E aí, vamos decolar?

ESCREVA PRA GENTE

O que você está buscando?*

Para o envio de CVs, por favor escreva para rh@agenciacanopus.com.br

Para parcerias, por favor escreva para administrativo@agenciacanopus.com.br

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Rua do Grito, 387 - 10º andar - Cj. 103/104
CEP: 04217-000 - Ipiranga - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2064-9525

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