OBJETIVO
A pandemia pegou todos de surpresa e nos obrigou a repensar nosso estilo de vida, nossas relações e a forma como enxergamos nosso entorno. O isolamento social nos fez olhar mais para dentro, ao mesmo tempo em que nos fez sentir falta do que existe lá fora: o céu, o sol, o vento, o canto dos pássaros, a chuva, a relva, o verde.
Pensando nisso, em julho de 2021, a FORMICA® lançou a Coleção Metamorfose, que trouxe seis linhas e 19 novos padrões inspirados no conceito de biofilia e veio para suprir essa necessidade de reconexão com o mundo externo, trazendo a beleza orgânica da natureza para os espaços residenciais e comerciais.
A FORMICA® nos apresentou um grande desafio: anunciar o lançamento dessa nova coleção em um momento em que ainda não era seguro realizar eventos presenciais. Como todos sabem, as ações voltadas ao lançamento de produtos foram diretamente impactadas durante o período pandêmico. Segundo o Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela GS1 Brasil, a pandemia reduziu em 9,4% o lançamento de produtos em 2020, por isso, foi preciso repensar as estratégias para atingir os consumidores de forma totalmente digital..
.
A partir daí, planejamos duas principais estratégias de divulgação:
1) Apresentar um produto novo de forma inspiracional.
2) Romper a barreira do físico proporcionando uma experiência digital.
ESTRATÉGIA
Landing page
Com uma mescla de texturas e padrões inspirados na fauna e na flora, a nova coleção reproduzia variações sensoriais em projetos que intensificam e resgatam a biodiversidade.
Para traduzir todo esse conceito para o público de forma assertiva, elaboramos uma landing page reunindo todas as informações sobre a coleção: key visual, nomes e descrições dos padrões, manifesto e formulário para baixar o catálogo digital. Os padrões foram separados de acordo com a estampa, começando pelos tons amadeirados e passando pelos coloridos, de tecido, de pedra e finalizando com os padrões mais sofisticados, inspirados em metais.
A landing page da Coleção Metamorfose ficou entre as melhores do Prêmio Recall – que reconhece as agências mais criativas do interior e da Grande São Paulo –, competindo com mais de 200 agências em sua 20ª edição.
Redes sociais
As redes sociais da marca foram os principais canais utilizados para fazer a divulgação da nova coleção para o público final, arquitetos, designers e demais profissionais da área.
Um mês antes da data definida para lançamento, iniciamos a postagem de Reels com a contagem regressiva. Em 15 de julho de 2021, saiu o primeiro post anunciando a coleção, com o conceito Coleção Metamorfose: a evolução da tradição. Até o mês seguinte, foram divulgados, no total, 63 posts explorando os padrões e suas inspirações, como pedras, madeiras, folhas, cernes, montanhas, lagos e outros elementos que evocam toda a beleza da natureza.
Press kit
Com foco no relacionamento e na experiência, desenvolvemos o press kit da coleção Metamorfose e o enviamos para alguns influencers pré-selecionados.
O intuito era oferecer uma experiência imersiva, que aflorasse as sensações. Tudo foi preparado com muito cuidado, carinho e sensibilidade, utilizando materiais naturais.
O press kit foi composto por uma vela aromatizante de bambu; chás calmantes sabor camomila e maracujá, servidos em um potinho de vidro com tampa de rolha; um vaso de cerâmica artesanal com bulbo de trevo de quatro folhas e terra para plantar, tudo embalado em saco de juta; mini release e manifesto da nova coleção impressos em papel kraft; e uma caixa de MDF compensado revestida com cinco padrões de laminados FORMICA® (assim, era possível sentir as texturas e ver as cores de perto). A caixa foi decorada com sisal, laço e folhas de eucalipto e seus espaços vazios foram preenchidos com palha seca.
Catálogo inspiracional
Para o desenvolvimento do conceito da campanha de lançamento e do design do catálogo, buscamos inspiração naquilo que é o pilar principal das Belas Artes: a natureza. Trabalhamos com elementos e apelos visuais que fazem referência ao tema, como madeira e plantas. A escolha de cada elemento foi pensada de forma que criasse uma conexão do público com o conceito apresentado, como a coroa de galhos que faz uma ligação direta ao termo “Metamorfose”, simulando algo em movimento e em constante transformação.
Para a versão digital, o principal diferencial foi a utilização de UX Strategy para trazer uma imersão sensorial com a nova coleção da marca. Ao acessar o catálogo, a pessoa entrava em contato com um ambiente verde, natural e envolto por elementos que proporcionavam leveza e tranquilidade. Além disso, o catálogo digital levou uma experiência interativa que possibilitou ao usuário a mudança de ambientes e padrões, podendo visualizar como ficaria um ambiente com as novas cores da coleção.
OBJETIVO
A pandemia pegou todos de surpresa e nos obrigou a repensar nosso estilo de vida, nossas relações e a forma como enxergamos nosso entorno. O isolamento social nos fez olhar mais para dentro, ao mesmo tempo em que nos fez sentir falta do que existe lá fora: o céu, o sol, o vento, o canto dos pássaros, a chuva, a relva, o verde.
Pensando nisso, em julho de 2021, a FORMICA® lançou a Coleção Metamorfose, que trouxe seis linhas e 19 novos padrões inspirados no conceito de biofilia e veio para suprir essa necessidade de reconexão com o mundo externo, trazendo a beleza orgânica da natureza para os espaços residenciais e comerciais.
A FORMICA® nos apresentou um grande desafio: anunciar o lançamento dessa nova coleção em um momento em que ainda não era seguro realizar eventos presenciais. Como todos sabem, as ações voltadas ao lançamento de produtos foram diretamente impactadas durante o período pandêmico. Segundo o Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela GS1 Brasil, a pandemia reduziu em 9,4% o lançamento de produtos em 2020, por isso, foi preciso repensar as estratégias para atingir os consumidores de forma totalmente digital..
.
A partir daí, planejamos duas principais estratégias de divulgação:
1) Apresentar um produto novo de forma inspiracional.
2) Romper a barreira do físico proporcionando uma experiência digital.
ESTRATÉGIA
Landing page
Com uma mescla de texturas e padrões inspirados na fauna e na flora, a nova coleção reproduzia variações sensoriais em projetos que intensificam e resgatam a biodiversidade.
Para traduzir todo esse conceito para o público de forma assertiva, elaboramos uma landing page reunindo todas as informações sobre a coleção: key visual, nomes e descrições dos padrões, manifesto e formulário para baixar o catálogo digital. Os padrões foram separados de acordo com a estampa, começando pelos tons amadeirados e passando pelos coloridos, de tecido, de pedra e finalizando com os padrões mais sofisticados, inspirados em metais.
A landing page da Coleção Metamorfose ficou entre as melhores do Prêmio Recall – que reconhece as agências mais criativas do interior e da Grande São Paulo –, competindo com mais de 200 agências em sua 20ª edição.
Redes sociais
As redes sociais da marca foram os principais canais utilizados para fazer a divulgação da nova coleção para o público final, arquitetos, designers e demais profissionais da área.
Um mês antes da data definida para lançamento, iniciamos a postagem de Reels com a contagem regressiva. Em 15 de julho de 2021, saiu o primeiro post anunciando a coleção, com o conceito Coleção Metamorfose: a evolução da tradição. Até o mês seguinte, foram divulgados, no total, 63 posts explorando os padrões e suas inspirações, como pedras, madeiras, folhas, cernes, montanhas, lagos e outros elementos que evocam toda a beleza da natureza.
Press kit
Com foco no relacionamento e na experiência, desenvolvemos o press kit da coleção Metamorfose e o enviamos para alguns influencers pré-selecionados.
O intuito era oferecer uma experiência imersiva, que aflorasse as sensações. Tudo foi preparado com muito cuidado, carinho e sensibilidade, utilizando materiais naturais.
O press kit foi composto por uma vela aromatizante de bambu; chás calmantes sabor camomila e maracujá, servidos em um potinho de vidro com tampa de rolha; um vaso de cerâmica artesanal com bulbo de trevo de quatro folhas e terra para plantar, tudo embalado em saco de juta; mini release e manifesto da nova coleção impressos em papel kraft; e uma caixa de MDF compensado revestida com cinco padrões de laminados FORMICA® (assim, era possível sentir as texturas e ver as cores de perto). A caixa foi decorada com sisal, laço e folhas de eucalipto e seus espaços vazios foram preenchidos com palha seca.
Catálogo inspiracional
Para o desenvolvimento do conceito da campanha de lançamento e do design do catálogo, buscamos inspiração naquilo que é o pilar principal das Belas Artes: a natureza. Trabalhamos com elementos e apelos visuais que fazem referência ao tema, como madeira e plantas. A escolha de cada elemento foi pensada de forma que criasse uma conexão do público com o conceito apresentado, como a coroa de galhos que faz uma ligação direta ao termo “Metamorfose”, simulando algo em movimento e em constante transformação.
Para a versão digital, o principal diferencial foi a utilização de UX Strategy para trazer uma imersão sensorial com a nova coleção da marca. Ao acessar o catálogo, a pessoa entrava em contato com um ambiente verde, natural e envolto por elementos que proporcionavam leveza e tranquilidade. Além disso, o catálogo digital levou uma experiência interativa que possibilitou ao usuário a mudança de ambientes e padrões, podendo visualizar como ficaria um ambiente com as novas cores da coleção.