5 dicas de SEO fáceis de aplicar

5 dicas de SEO fáceis de aplicar

Se você acha as estratégias de SEO muito complicadas e que não servem para você, com certeza vai mudar de ideia depois de ler este conteúdo. Confira aqui 5 dicas de SEO que podem ser seguidas e bem compreendidas até mesmo por iniciantes, e que vão melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores.


O que é SEO?

Hoje, em meio a uma imensidão de sites e anúncios, é impossível ser visto nas páginas dos buscadores sem ter o mínimo de técnicas de SEO aplicadas à sua página, afinal, são mais de 40 mil buscas por segundo, em todo o mundo.

De acordo com o próprio Google, 75% dos usuários que fazem uma pesquisa não passam da primeira página. E se o seu site não estiver entre os 10 primeiros resultados, provavelmente esses usuários não vão encontrá-lo ao fazer uma busca pelos seus produtos, serviços ou pelo seu segmento.E a estratégia de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, tem como principal objetivo manter seu site em um bom ranqueamento nas páginas dos principais buscadores, como Google, Bing e Yahoo! Assim, seu site estará sempre na primeira página, será visto e notado.



SEO on e off-page


Existem dois tipos de SEO:

On-page: técnicas aplicadas na sua própria página, que incluem otimização do conteúdo, tempo de carregamento, densidade da palavra-chave etc.

Off-page: técnicas aplicadas aos elementos externos relacionados à sua página. Um exemplo é o link building, uma estratégia em que links inseridos em outros sites apontam para a sua página.

E ambos vão ajudar você a atrair usuários para o seu site de maneira orgânica, sem precisar pagar por anúncios.


Dicas simples de SEO para colocar em prática

O Google usa algoritmos complexos para determinar qual conteúdo é mais relevante, e leva em consideração mais de 200 fatores. Listamos abaixo 5 desses fatores e agora vamos explicar como colocá-los em prática.


#1 Defina palavras-chave relevantes


Uma das principais estratégias dentro do SEO é a pesquisa das melhores palavras-chave. Quando inseridas no conteúdo do seu site, elas vão ajudar os buscadores a encontrarem sua página quando o usuário buscar por uma delas.

O ideal é que você selecione uma palavra-chave principal relevante e depois pesquise por palavras-chave secundárias que darão mais detalhes sobre o que sua empresa oferece e servirão de apoio para o seu conteúdo.

Exemplo: sua empresa é uma agência de marketing digital. Sua palavra-chave principal precisa de fato descrever do que se trata o seu negócio. Então, experimente usar marketing digital. Já as palavras secundárias são todas aquelas que estão relacionadas a marketing digital, como: inbound marketing, SEO, redes sociais, Ads, buyer persona etc.

Hoje existem diversas ferramentas que podem te ajudar a encontrar e analisar as palavras-chave ideais. Listamos aqui algumas delas:


  • Google Ads: antes chamada Google AdWords, é a plataforma de anúncios do Google.
  • Google Analytics: reúne ferramentas para você analisar os dados da sua empresa e tomar decisões mais assertivas.
  • Google Trends: ferramenta do Google que mostra os termos mais populares buscados em tempo real ou em um passado recente.
  • Semrush: plataforma para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação online, como volume de pesquisa e custo por clique.

Com as palavras-chave selecionadas, analise se elas são relevantes e comece a usá-las em seus conteúdos, principalmente em títulos (H1), subtítulos (H2, H3, H4 etc.), metadescriptions e alt e title de imagens.

Mas atenção: use apenas palavras-chave que estejam ligadas aos seus produtos e serviços. Do contrário, o usuário poderá ser atraído até o seu site em busca de um serviço que você não presta, o que o fará abandonar a página e isso vai prejudicar seu SEO.


#2 Crie autoridade com backlinks


Os backlinks, ou links externos, são aqueles que são inseridos em outros sites que apontam para o seu. Se o site parceiro for relevante e confiável, os mecanismos de busca vão considerar que seu site também é.

Para colocar essa estratégia em prática você deverá ter em sua página conteúdos originais, enriquecedores e de relevância para seu público-alvo.

Outra opção, que pode ser combinada à anterior, é fazer conexões e parcerias com outros sites relacionados ao seu mercado de atuação. Desta forma, eles vão informar às pessoas sobre a qualidade do seu produto ou serviço e levar os usuários até a sua página.

Mas lembre-se de reciclar essas parcerias periodicamente, pois realizar troca de links sempre com os mesmos parceiros pode gerar desconfiança no Google, que poderá penalizar ambas as páginas.


#3 Melhore o tempo de carregamento da página


Estima-se que o usuário espere até cinco segundos para que uma página seja completamente carregada. Se passar disso, as chances de ele fechar a página são grandes.

A lentidão do site é um dos principais motivos para o usuário abandonar a sua página. A esse “abandono” chamamos de bounce, e quando isso acontece repetidas vezes, o Google pode penalizar o seu site, diminuindo sua exposição. 

Existem algumas ferramentas que você pode usar para calcular o tempo de carregamento das suas páginas, como:



Entre os principais fatores que causam lentidão no carregamento estão:


  • instabilidades no servidor;
  • erros de programação;
  • scripts em excesso, como plugins;
  • imagens pesadas;
  • ataque hacker e problemas de segurança.

#4 Torne seu site mobile friendly


Pasme, mas a maior parte de todo o tráfego online em todo o mundo vem de smartphones. Os desktops vêm logo atrás, em segundo lugar. Por esse motivo, o Google passou a considerar a facilidade de uso para dispositivos móveis como um fator de ranqueamento. 

Assim, além de melhorar a experiência do cliente, você ainda aumenta as chances de estar entre as primeiras posições do Google.

O próprio Google oferece uma ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis, que você pode acessar clicando aqui.


#5 Otimize seu conteúdo para os snippets do Google


Uma boa dica para chegar ao topo das páginas de resultados de pesquisa são os snippets do Google. Os snippets aparecem antes dos resultados de pesquisa. Se sua página estiver ali, você entrará, automaticamente, não na posição um da página de resultados, mas na posição zero, que é ainda melhor.

A maioria das empresas conta hoje com a ajuda de especialistas em SEO, afinal, novas métricas são exigidas e novas ferramentas são criadas o tempo todo, por isso é muito importante contar com o know-how de profissionais que estão sempre se atualizando sobre as novas práticas e estratégias de otimização online.

E aqui na Canopus você tem à sua disposição uma equipe experiente e com toda a bagagem essencial para desenvolver as melhorias necessárias e manter o seu site sempre no topo do ranking dos buscadores.

Entre em contato conosco e confira nossas soluções para potencializar suas estratégias.

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