Por que ter um banco de imagens bem estruturado e criativo?

Por que ter um banco de imagens bem estruturado e criativo?

Entre as diversas estratégias de sucesso apresentadas no mercado publicitário, algo em comum aparece como um fator decisivo para seu êxito: um banco de imagens bem estruturado, criativo e inovador.

Infelizmente, o banco de imagens nem sempre é tão priorizado no setor de marketing das empresas. Porém, é ele que difere uma estratégia audiovisual poderosa de “mais um conteúdo genérico” para as mídias sociais.

Se você ainda não está por dentro da relevância do banco de imagens para negócios, ou então não faz ideia do que estamos falando, este artigo foi desenvolvido para acabar com as suas dúvidas.

Deslize para baixo e confira agora mesmo. Boa leitura!


O que é um banco de imagens?


Banco de imagens, biblioteca de imagens, biblioteca de conteúdos… Existem diferentes nomes para definir um depósito virtual de imagens e vídeos para empresas.

Esse depósito on-line de imagens serve para ser acessado, visualizado e até mesmo baixado a qualquer momento por colaboradores.

E mais, o banco de imagens é sustentável, ou seja, ele se alimenta por meio de doações de diferentes colaboradores.

No caso dos bancos de imagens próprios, pelo time de marketing das organizações.


Como a minha empresa pode criar um banco de imagens?



Em que etapa do processo de criação de conteúdo a sua empresa prioriza a curadoria de imagens e vídeos? Você já parou para pensar no quão importante esta ação pode ser para uma estratégia bem-sucedida?

A realidade é que muitas ações de Marketing Digital “engasgam” exatamente na hora da pesquisa de material audiovisual para os seus conteúdos!

Por isso, optar por um banco de imagens estruturado e criativo é investir na produtividade das demandas de Marketing Digital do seu dia a dia.

Mas, se você não faz ideia de como criar o banco de imagens da sua empresa, confira o nosso passo a passo:



Defina as suas necessidades

Antes de criar o seu próprio banco de imagens, vale a pena dar um passo atrás.

Afinal, ele será desenvolvido para atender todas as demandas do seu time de Marketing Digital. 

Assim, comece avaliando suas necessidades e considere o que já está disponível em seus ativos de marca existentes.


Analise as imagens existentes

É hora de investigar quais conteúdos audiovisuais a sua empresa já possui.

Ou seja, este é o momento de mergulhar nas profundezas das pastas desorganizadas e identificar o que pode ser útil para o seu banco de imagens.

Por consequência, ficará muito mais fácil determinar um ponto de partida para a criação do seu banco de imagens e até mesmo registrar os conteúdos faltantes. 


Faça uma lista de prioridades

Enquanto você “arruma a casa” dos seus arquivos, provavelmente surgirão lacunas dos conteúdos audiovisuais para as próximas ações de marketing, certo?

Fazer um checklist de produções prioritárias pode ser uma ótima solução para que você estruture o seu banco de imagens de maneira eficiente.

Dica: a ideia é que você já crie as pastas para cada uma das prioridades listadas e, em seguida, alimente-as aos poucos. 


Banco de imagens gratuito: vale a pena?


Muito utilizado no Marketing Digital, o banco de imagens gratuito apresenta-se como uma alternativa rápida e econômica para as empresas que não estão dispostas – ou possibilitadas – a investir em seu próprio acervo de conteúdos audiovisuais.

A pergunta crucial é a seguinte: as imagens de um banco gratuito e compartilhável estão aptas para comunicar a sua marca? E se fossem imagens originais?

Se os seus recursos são limitados, principalmente se não houver um tempo extra para colher conteúdos originais e autênticos, o banco de imagens gratuito pode servir como uma possibilidade instantânea.

Entretanto, se você estiver disposto a dedicar o seu tempo – e dinheiro – à criação de um banco de imagens estruturado e criativo, as chances de aumentar os resultados da sua ação são bem maiores.


5 razões para ter um banco de imagens estruturado e criativo



E se a gente te falasse que o Google recompensa páginas que possuem imagens de alta qualidade?

É isso mesmo… Segundo o próprio, a qualidade geral de uma página pode atingir números altíssimos com a inserção de uma boa imagem.

Bateu curiosidade? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Vale lembrar que esse não é o único fator, apesar de ser incrível, que privilegia o banco de imagens próprio como uma das ações de Marketing Digital mais relevantes do mercado.

Dito isso, elencamos 5 razões indiscutíveis que tornam o banco de imagens próprio a melhor solução para a sua empresa. Veja agora mesmo!


#1 A grama do vizinho pode ser tão verde quanto a sua

Sim, os bancos de imagens gratuitos contam com conteúdos relevantes.

Isso não está em discussão.

O ponto é que, provavelmente, outras empresas também podem estar “bebendo dessa fonte”.

E se formos problematizar mais a fundo, neste caso até mesmo os seus concorrentes podem utilizar as mesmas imagens que a sua empresa.

Seus clientes podem reconhecer a fotografia e, consequentemente, entender que a sua empresa não é autêntica. Uma péssima situação, não?


#2 As chances de aumento de tráfego se tornam reais

Tudo é teste! Que tal colocar um teste A/B no seu site com um banner humanizado e real e outro banner com uma imagem de banco?

Segundo os estudiosos do audiovisual, as chances do seu conteúdo próprio gerar mais cliques são imensas.

O mesmo vale para as suas redes sociais: imagens profissionais da sua empresa tendem a gerar muito mais engajamento do que uma imagem genérica.


#3 O conteúdo audiovisual se torna bem mais profissional

Este ponto fala por si.

Há uma diferença notável entre um conteúdo produzido de maneira profissional para a sua empresa em relação aos demais apresentados na internet.

O que não quer dizer que as suas imagens e vídeos precisem ser sérios e nada flexíveis, ok?

Mesmo que sua empresa seja mais descontraída, um bom conteúdo profissional não fará com que ela pareça outra coisa além disso.
#4 Seu feed fica esteticamente mais agradável

É verdade este bilhete: um feed esteticamente desagradável pode espantar clientes.

Em meio a tantas opções nas redes sociais, o que realmente “fisga” o usuário ao primeiro olhar é a imagem de qualidade.

Até porque, no Marketing Digital, uma boa imagem vale mais que mil palavras!


#5 Você eleva o branding da sua marca

Muito mais organização na hora de gerenciar o seu conteúdo, aumento de possibilidades para o time de criação audiovisual e potencialização do reconhecimento da sua marca.

Um banco de imagens próprio definitivamente pode elevar o seu branding.

Entenda que pensar na essência da marca não se restringe apenas ao logotipo, missão, valores e objetivos. Mas sim ao conjunto audiovisual que o seu negócio está disposto a oferecer!


Invista em um banco de imagens qualificado para o seu negócio


Por fim, se você chegou até aqui e está disposto a construir um banco de imagens estruturado e criativo para o seu negócio, saiba que nós da Canopus estamos prontos para auxiliar durante todo o processo.

Diga adeus às armadilhas que um banco de imagens gratuito pode trazer, como, por exemplo, fazer com que a sua marca se pareça com todas as outras.

Tampouco se limite às possibilidades de criação e perca a oportunidade de mostrar realmente quem é a sua empresa…

No Marketing Digital, dar o seu melhor é a mais importante das missões.

Fale conosco agora mesmo e descubra como apostar em estratégias audiovisuais de sucesso!

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