Estratégias de SEO: entenda como fazer na prática

Estratégias de SEO: entenda como fazer na prática

As estratégias de SEO são as principais técnicas utilizadas no Marketing Digital para elevar a posição do seu site, blog ou páginas de e-commerce no ranking dos principais mecanismos de busca, como o Google ou Bing. 

Com um planejamento estratégico, o seu site pode ganhar maior autoridade de mercado, aumento de tráfego orgânico e maiores chances de conversão.

E o melhor de tudo é que não é necessário um investimento direto em mídia para alcançar esses objetivos.

Neste guia completo você vai entender como aplicar as melhores técnicas e chegar nas primeiras posições dos principais sites de busca na internet. 


O que é SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de sites, blogs, e-commerces e páginas na web, que busca melhorar a visibilidade nos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing. É uma ferramenta importante que procura organizar o conteúdo em tópicos relevantes. Essa organização é o que pode aumentar a sua posição no ranking dos buscadores. 

As estratégias de SEO geralmente são baseadas no que queremos realizar para nosso site ou negócio. SEO não se trata apenas de ter uma classificação mais alta para palavras-chave ou frases, o objetivo é ter resultados de busca que sejam relevantes, fáceis de encontrar e confiáveis.


Tipos de SEO


Os algoritmos dos buscadores utilizam centenas de fatores de ranqueamento, são eles que determinam o posicionamento da página. Conheça alguns dos principais:


SEO on-page


São as técnicas que visam otimizar o conteúdo e a estrutura interna do site, para torná-lo mais amigável e relevante para os mecanismos de busca. 

Isso inclui a escolha de palavras-chave relevantes, a otimização do conteúdo para essas palavras-chave, a criação de URLs amigáveis, a utilização de meta-tags, a otimização de imagens e vídeos, entre outros fatores.


SEO técnico


Esse fator se concentra na arquitetura de site analisando o backend – o desenvolvimento de recursos e estrutura na programação do site, que assegura a  ação dos usuários – do endereço, para ver como cada página foi tecnicamente desenvolvida.

Alguns dos principais fatores verificados pelo SEO técnico são a velocidade da página, o tempo de carregamento e a navegação.


SEO local


É uma estratégia voltada para empresas que atuam em uma região geográfica específica, como uma cidade ou um bairro. 

O SEO local envolve a otimização do site para termos de busca locais, como “restaurante em São Paulo”, a criação de perfis em diretórios locais, como o Google Meu Negócio, e a obtenção de avaliações positivas de clientes locais.


H3 SEO off-page


São táticas de SEO que ocorrem fora da página, basicamente mostram o nível de autoridade do site através de menções àquele conteúdo. Essa rede de links que direcionam para o seu site é chamada de backlinks, e as estratégias usadas para ter sucesso com SEO são chamadas de link buildings.

Entenda como funciona: 

Imagine que você tem uma página com dicas de passeios e hospedagens no site de uma agência de viagens. Essa página é mencionada em blogs e sites especializados em turismo ou artigos no blog de revistas do setor de hotelaria.

O fato dos links da sua página serem mencionados por portais e blogs especializados no assunto aumenta a sua autoridade naquele nicho, e isso é muito bem-visto pelo Google, que entende que o seu conteúdo é relevante para os usuários interessados e pode aumentar o ranqueamento da sua página.


Como otimizar a estratégia de backlinks para SEO


  • Quantidade de backlinks: quanto maior for o número de menções à sua página, maior será a sua autoridade – não existe um número correto que garanta a melhor posição nos buscadores. 
  • Diversidade de backlinks: receber backlinks de diferentes sites com boa autoridade tem um impacto substancial no ranqueamento. 
  • Contexto dos backlinks: é importante que o backlink seja coerente com o conteúdo do seu blog. Por exemplo, se você trabalha com viagens e recebe uma menção de um site de cosméticos, estará desalinhado com o contexto. 
  • Menções à marca: produza conteúdos interessantes e relevantes para o seu público, assim as chances de ser mencionado em outras páginas do setor são maiores, além de ser vantajoso para a estratégia de SEO.

Quais são as melhores estratégias de SEO para otimizar o conteúdo de sites?

Após entender como o SEO funciona, é hora de entender como aplicar o conhecimento com dicas de estratégias que podem te ajudar a estar no topo da lista dos buscadores.

As estratégias vão muito além de escolher palavras-chave estratégicas – elas são a base do SEO. Existem diversas outras técnicas tão importantes quanto, que vão te ajudar a trazer tráfego orgânico para a sua página na web.

Confira as dicas a seguir e entenda.


1 – Intenção de busca


Entender como o lead procura o seu serviço ou produto é o primeiro passo para otimizar o seu conteúdo: entregar o resultado esperado e relevante para o usuário aumenta as chances de conversão.

Os principais tipos de pesquisa podem ser classificados em informacional, navegacional, comercial e transacional.

A maioria das pesquisas pode se encaixar em um ou mais desses tipos. Entenda:


  • Informacional

É o tipo de pesquisa que os usuários fazem com a intenção de buscar uma simples informação. As principais características que identificam uma pesquisa informacional são perguntas que começam com “quem”, “como”, “quando”, “o que”, “por que” ou, até mesmo, que contemplem outros termos, que incluem as palavras guia, tutoriais, dicas etc. 


  • Navegacional

Nesse tipo, o usuário está procurando um site específico, ou até mesmo uma página específica dentro do site e, por algum motivo, prefere usar os buscadores para realizar a busca. Um exemplo desse tipo de busca pode incluir termos como “Facebook login”, “caixa de entrada Gmail”, entre outros. 


  • Comercial

Essa pesquisa contempla usuários que já estão certos de que querem adquirir um produto ou serviço, porém buscam saber onde adquiri-lo, então pesquisam por termos específicos na intenção de encontrar o lugar ideal para realizar a compra. Os resultados dessa pesquisa podem levar o usuário a sites de comparação de preços, agregadores de resenha, entre outros. Buscas comuns como “iPhone original” ou “melhores restaurantes de São Paulo” caracterizam este tipo de pesquisa. 


  • Transacional

Esse é um tipo de pesquisa mais objetiva, quando o usuário já sabe o que quer comprar e onde adquirir um produto ou serviço. É comum haver termos que relacionam o produto com o site, por exemplo: Galaxy S22 Ultra na Amazon.


2 – Produza conteúdo relevante e de qualidade


Você pode adotar as melhores estratégias de SEO para o seu site, porém, se não desenvolver um conteúdo estratégico, com informações relevantes que atendam às necessidades do público, sua página não vai estar entre os melhores resultados. Isso porque as páginas de busca levam o conteúdo em consideração para definir o pagerank, baseadas na relevância do conteúdo. 

Um conteúdo estratégico deve estar alinhado com os seus objetivos. Antes de começar a produzir, se pergunte quais são as metas a atingir com aquele conteúdo. 

Seja para vender mais, aumentar o alcance ou trazer mais visitas ao seu site, é fundamental que o conteúdo corresponda ao objetivo. 


3 – Faça conteúdo baseado em palavras-chave


Os motores de busca são frequentemente aprimorados e não usam apenas as palavras-chave como fatores determinantes de relevância do conteúdo, entretanto, elas são igualmente importantes como os outros fatores e não devem ser ignoradas. 

Entender as necessidades da sua persona, o que ela procura e como ela se relaciona com a palavra-chave do seu texto é uma ótima estratégia de SEO e pode alavancar a sua posição nos sites de busca.


Como escolher palavras-chave eficientes


Existem diversas ferramentas de SEO, como o SEMRush, que fazem pesquisa de termos relacionados ao seu negócio. Com eles você pode realizar um compilado de palavras-chave para identificar o volume de pesquisa relacionado a elas e suas variações que fazem sentido para a sua empresa. 

Após fazer a pesquisa e entender quais palavras-chave mais se adequam às suas páginas na web, é preciso entender onde usá-las.

Para otimizar o conteúdo de suas páginas é aconselhável usar as palavras-chave nos tópicos abaixo:


  • Metatítulo – Esse é o título da sua página, que será exibido nos resultados de busca. Ele aparece na cor azul posicionado abaixo da URL e acima da meta description.
  • Metadescrição – É o resumo das informações que o usuário vai encontrar ao acessar a sua página.
  • Imagem alt – É o texto que acompanha as imagens, inserido no HTML da página. Ele é fundamental para deficientes visuais ouvirem a audiodescrição da imagem através de leitores de tela. Para o SEO ele é importante para melhorar a experiência do usuário no site, e como já dissemos, uma boa experiência é um fator decisivo para melhorar o ranqueamento.
  • Heading tags – São códigos de programação HTML usados para identificar a hierarquia dos títulos e subtítulos na estrutura do texto, onde H1 é o título principal da página; através dele os algoritmos podem entender do que se trata aquela página e como posicioná-la nos buscadores. Os demais (H2, H3…) são usados como subtítulos.

Na prática, funciona assim:


  • <H1>Eventos em São Paulo</H1>
  • <H2>Festas temáticas</H2>
  • <H3>Festas do Halloween</H3>
  • <H3>Festas juninas</H3>
  • <H3>Festas de Carnaval</H3>
  • <H2>Onde se hospedar em São Paulo</H2>
  • <H2>Outras opções de cultura e lazer</H2>
  • <H2>Pontos turísticos</H2>

Conte com a ajuda de especialistas


Agora que você entendeu um pouco sobre  a importância da estratégia de SEO para a sua empresa, já pode começar a produzir conteúdos estruturados que vão te ajudar a alcançar objetivos e concluir as metas. 

Mas, se mesmo após ler este artigo, você não souber por onde começar, pode contratar os serviços de uma agência de Marketing Digital.

Não sabe qual agência contratar? A Agência Canopus tem um time especializado em Marketing Digital. Nós podemos te ajudar a estruturar a melhor estratégia para a sua empresa.

Quer saber mais? Entre em contato com os nossos consultores e dê o primeiro passo para alavancar o seu negócio. 

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